Inova VLI completa 2 anos e celebra resultados

Programa da VLI busca a inovação para transformar a logística do país

O Inova VLI, programa de inovação da VLI – empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos –, acaba de completar 2 anos realizando ações voltadas para a transformação do setor logístico do país.

A atuação do Inova VLI se dá em 3 frentes complementares: (i) visão de futuro, que consiste em manter o radar ligado e detectar as tendências tecnologias que podem impactar o negócio da companhia, (ii) inovação aberta, porque acredita na colaboração com startups e ecossistema de inovação para as solução das principais dores da companhia, e (iii) intra-empreendedorismo, onde o colaborador interno é estimulado a pensar a solução de problemas utilizando metodologias ágeis.

De 2017 para cá, o Inova VLI promoveu 13 Startup Days – processo em que a VLI divulga algumas de suas principais dores e uma equipe interna recebe as startups presencialmente para ouvir as propostas de solução. Nessa trajetória, mais de 500 startups se relacionaram com a VLI e mais de 30 pilotos foram feitos. O Inova VLI também estimula a interação interna com o ecossistema nacional de inovação através de parcerias que fez com espaços como o Cubo, em São Paulo, o Black Swan, em São Luís; e o Impact Hub e o PUCTec, ambos em Belo Horizonte. A companhia entende que pode utilizar a capilaridade de sua operação para contribuir no desenvolvimento dos ecossistemas regionais ao mesmo tempo que mapeia tendências e oportunidades para seu negócio.

Além de construir pontes entre VLI e o ecossistema digital, através do Empreendedores Inova VLI a empresa estimulou o surgimento de 20 projetos internos, desenvolvidos pelos próprios colaboradores. Seis destes projetos estão sendo implementados. Essa é uma maneira de buscar a solução ao mesmo tempo que estimula a autonomia, apropriação e visão de dono e capacita seus colaboradores com metodologias, mindset e visão de novas formas de trabalhar, fatores importantes em um mundo cada vez mais complexo e imprevisível.