Participe do Programa Empreendedores Inova VLI – [Exclusivo para colaboradores VLI]
​O programa Empreendedores Inova VLI está com as inscrições abertas até o dia 6 de setembro. Nesta segunda edição, o objetivo é criar e apoiar projetos que gerem valor para nossos clientes, proporcionando soluções inovadoras para problemas reais e elevando o nível dos serviços prestados.

Quem pode participar?

Os candidatos podem se inscrever individualmente ou em grupos de 3 a 5 pessoas. A ação é voltada para empregados, prestadores de serviço terceirizados, estagiários ou jovens aprendizes que tenham perfil empreendedor e que estejam interessados em criar novas oportunidades para a companhia.

Como se inscrever?

É possível inscrever um projeto ou se candidatar apontando suas competências que podem agregar a times que serão formados no Hackathon, realizado nos dias 25 e 26 de setembro. A maratona será o momento de dar início ao desenvolvimento de projetos. Não perca! Clique aqui para acessar o site do programa, ler o edital e fazer a sua inscrição.

 

Confira como foi a primeira edição!

A primeira edição do programa Empreendedores Inova VLI encerrou em maio, mas os projetos desenvolvidos pelos grupos ganhadores seguem a todo vapor. As equipes Smart Planner, Fuelytics e Sigma ficaram em primeiro, segundo e terceiros lugares respectivamente e tiveram suas iniciativas incubadas pela companhia.

  • Smart Plann​er

A equipe Smart Planner, composta por Sara Ribeiro, Flavio Santos, João Paulo Carvalho, Paulo Guilarducci e Luiz Fernando Carvalho apresentou uma solução para a área de Planejamento, com o objetivo gerar eficiência nos fluxos da companhia. O projeto visa otimizar o planejamento de ciclos de vagões, para otimizar as margens de ganho da companhia por meio de análise de dados e inteligência artificial. Isso significa melhor planejamento e acompanhamento das cargas transportadas.

  • Fuelytics

Já a Fuelytics, composta por Fernanda Deltregia, Larissa Camargo, Gustavo Moura, Nayana Tavares, Luis Gustavo Santos e Marina Antunes desenvolveu um estudo das variáveis que influenciam o consumo de combustível da companhia, como a forma que um determinado maquinista opera a locomotiva, a inclinação do trecho, necessidades de manutenção do motor e outros para que com o uso da tecnologia possamos priorizar soluções e tratativas e desse modo, a companhia poderá encontrar formas de economizar.

“O programa nos ajudou a estruturar nossa ideia e garantir a visibilidade de importantes líderes da companhia. No momento, nosso projeto está sendo financiado pela área de Engenharia Ferroviária e nosso próximo passo é estruturar os dados que temos para que o projeto possa começar a ser implementado até o final do ano no corredor Centro- Sudeste”, conta Fernanda Deltregia, especialista em Engenharia Ferroviária.

  • Sigma

A Sigma formada por Giuseph Guimarães, Giuliano Cordeiro, Thiago Silva e Walisson Costa trouxe outra solução importante. Grandes empresas como a VLI possuem dificuldades no controle de estoque devido ao tamanho das demandas e a quantidade de itens diferentes a ser geridos e adquiridos. Para facilitar esse processo, a Sigma desenvolveu um projeto que utiliza análise da dados e inteligência artificial para automatizar o mapeamento de estoque e demandas registradas pelas diversas áreas e localidades da VLI, indicando a melhor forma de gerir cada item. Com o projeto, foi possível reduzir tarefas que levavam 10 horas e 30 minutos para serem concluídas, a ponto de serem realizadas em apenas seis minutos.

“Realizamos um startup day com 17 empresas. Dessas, 3 foram selecionadas como finalistas e podem se tornar a fornecedora do nosso projeto. No momento estamos alinhando a compatibilidade das funcionalidades desenhadas por elas com aquelas previstas pelo grupo”, conta Giuseph Guimaraes, assistente administrativo. Além disso, a Sigma está desenvolvendo em paralelo pequenas entregas do projeto internamente e já arrecadou R$ 1,4 milhões para o projeto. ​

Não fique de fora dessa!

Agora você sabe como o programa Empreendedores VLI pode ajudar você a desenvolver sua ideia! Participe e convide seus colegas.